Química geral ii - relatório sobre caracterização das funções orgâncias
Disciplina: Química Geral II
Professores: Fábio e Jairo
Turma: T223
Alunos:
Carolina Mariano -
Daniel Lopes - Matheus Rodrigues - Nathalia Oliveira - Stéphanie Fusco -
Data da prática: 15 de janeiro de 2013.
Data de entrega do relatório: 29 de janeiro de 2013.
Introdução Teórica
Imagine-se chegando a um supermercado e todos os itens das prateleiras estivessem sem nenhuma organização: massas misturadas com bebidas, produtos de limpeza e higiene, carnes, verduras e assim por diante. Com certeza você demoraria horas e horas para encontrar o produto desejado. Essa ilustração nos ajuda a entender como a organização em grupos, com características semelhantes, é importante e facilita a vida das pessoas.
Na Química se dá o mesmo. Com o passar do tempo e com a descoberta de milhares de substâncias inorgânicas, os cientistas começaram a observar que alguns desses compostos podiam ser agrupados em famílias com propriedades semelhantes. Esses grupos são chamados de funções.
Função Inorgânica é o nome dado a um conjunto de compostos inorgânicos que apresentam características químicas semelhantes. As principais funções inorgânicas são os ácidos, bases, óxidos e sais.
As principais funções químicas inorgânicas – ácidos, bases, sais e óxidos – são encontradas em nosso cotidiano e também em nosso organismo. Podemos citar, o ácido clorídrico é um dos constituintes do suco gástrico, encontrado no estômago; a soda cáustica é constituinte de produto de uso doméstico para desentupir pias e utilizado para fabricar o sabão; o sal de cozinha é constituído pelo cloreto de sódio e a cal viva, utilizado na construção civil e também na culinária, é constituída pelo óxido de cálcio.
Para definir estas substâncias, existem vários critérios de classificação, no entanto, utilizaremos os critérios da condutividade elétrica, segundo Arrhenius, e o teste com indicadores ácido-base para caracterizar semelhança nas