QUÍMICA – EXPERIMENTAL EQUILÍBRIO QUÍMICO
Na prática foram dispostas algumas soluções, as quais, deveríamos executar o procedimento com a aplicação de base e ácido para ter visivelmente as caracteristicas de uma reversibilidade em uma reação e por fim analizar os resultados das mesmas de acordo com a coloração variada apresentada.
Introdução
Henri Louis Le Chatelier, cientista francês, enunciou o princípio geral do deslocamento de equilíbrios químicos: “Quando uma força atua sobre um sistema em equilíbrio químico, este se desloca no sentido de anular a força aplicada”.
Esse é o “princípio da fuga entre a força”, de Le Chatelier. A concentração, a pressão e a temperatura são as “forças” que atuam sobre os equilíbrios químicos. Neste experimento, serão estudados os deslocamentos de equilíbrios químicos em função da concentração das espécies químicas em solução, fato que indiretamente comprova a existência do equilíbrio:
a) Quando se aumenta a concentração de um dos componentes do equilíbrio ele se desloca no sentido de consumir o reagente adicionado;
b) Quando se diminui a concentração de um dos componentes do equilíbrio ele se desloca de forma a repor o componente retirado.
Um dos equilíbrios que mais é utilizado para a demonstração experimental do equilíbrio químico é representado pela equação química abaixo:
FeCl3(aq) + NH4SCN(aq) ↔ Fe(SCN)3 (aq) + 3NH4Cl(aq)
(vermelho)
Como o Fe(SCN)3 é um sal solúvel de cor vermelha característica, é fácil concluir que, deslocando-se o equilíbrio para a direita, ocorrerá uma intensificação na cor vermelha.
Outro equilíbrio bastante interessante para observações experimentais é aquele entre cromatos (soluções amarelas) e dicromatos (soluções alaranjadas), em solução aquosa.
Dissolvendo certa quantidade de dicromato de potássio em água, ocorrerá a dissolução do sal:
O ânion Cr2O7 – e a água entram em equilíbrio:
Cr2O7 – (aq) + H2O(l) ↔ 2 Cr4O – (aq) + 2H + (aq)
(alaranjado)
(amarelo)
Deslocando-se o equilíbrio para a