Equilíbrio Química Prática
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas – ICEB
Equilíbrio Químico:
Estabilidade Química de Reações Reversíveis.
10.2.4123
10.2.4141
12.1.1765
11.2.1253
12.2.1563
Sumário:
1. Objetivo
2. Introdução
3. Parte Experimental
4. Resultados Experimentais
5. Cálculos e Discussão dos Resultados
6. Exercícios sobre os resultados
7. Conclusão
8. Referências Bibliográficas
Objetivos:
A maioria das reações químicas que ocorrem na natureza tem como propriedade a reversão química da reação. Algumas reações tem como resultado todo o produto possível, essas reações são irreversíveis, a elas não podemos aplicar as propriedades do equilíbrio químico.
O experimento de equilíbrio químico tem objetivo de estudar as reações químicas reversíveis. E através do principio de Le Châtelier explicar como essas reações acontecem, quais são os fatores que influenciam o equilíbrio químico.
Introdução
Através dos experimentos notou-se a velocidade, a concentração e a capacidade de reação e reversão das reações químicas, usando a variação da pressão, temperatura e da concentração de reagentes ou produtos observa-se como as reações acontecem e como são revertidas.
Para um sistema químico que tem capacidade de reverter-se, denominamos tanto reagente como produto, como produto como reagente, não interferindo nos resultados da reação, ficando a critério de quem está conduzindo o experimento.
O princípio de Le Châtelier explica como o equilíbrio químico é afetado através de influências exteriores. Quando uma reação acontece e pode ser revertida, conforme o sistema se ajusta, a posição do equilíbrio muda de produtos para regentes ou de reagentes para produtos. O equilíbrio químico pode ser afetado pela temperatura do sistema, a concentração de reagentes/produtos e a pressão exercida sobre o sistema.
Determina-se um sistema equilibrado