Quimica experimental ufmg equilibrio quimico
Química experimental
UFMG, ICEx Av. Antônio Carlos 6627 - Pampulha
CEP 31270-010 | Belo Horizonte - Minas Gerais – Brasil
-------------------------------------------------
Introdução
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Ao menos, teoricamente, toda reação química ocorre nos dois sentidos: reagentes se transformando em produtos e produtos se transformando em reagentes. Essas reações nas quais o processo ocorre tanto na direção direta quanto na direção inversa são chamadas de reversíveis.
Levando em consideração uma reação genérica: aA + bB ⇄ yY + zZ
A constante de equilíbrio químico é dada pela equação
Kc= [Y]y. [Z]z[A]a.[B]b
Para se chegar nessa equação é necessário considerar a velocidade tanto da reação direta quanto da reação inversa, que ao serem igualadas obtém-se a constante que é dada pela multiplicação da concentração das espécies dos produtos (cada um elevada ao seu respectivo coeficiente estequiométrico) dividido pela multiplicação da concentração das espécies dos reagentes (cada uma elevada ao seu respectivo coeficiente estequiométrico)
O estado de equilíbrio de uma reação química pode ser alterado por fatores como: concentração dos reagentes e dos produtos, temperatura e pressão. Essa alteração é explicada pelo Princípio de Le Chatelier: “Se for imposta uma alteração de concentração ou de temperatura a um sistema em equilíbrio, a composição do sistema ira deslocar no sentido de contrariar a alteração a que foi submetido.
Objetivo
Analisar um sistema que se encontra em equilíbrio químico a fim de verificar experimentalmente o princípio de Le Chatelier.
Procedimentos e restultados:
Procedimento 1
Estudo do equilíbrio do sistema:
2 CrO4-2(aq) + 2 H+(aq) ⇄ Cr2O7-2(aq) + H2O(l)
Esse sistema foi escolhido pela fácil observação do deslocamento devido à diferença de cor do íon