Química dos colóides
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: Química dos Colóides e Superfície
MINISTRANTE: Prof. Dr. José Machado Moita Neto
QUÍMICA DE COLÓIDES
Glauco Meireles Mascarenhas Morandi Lustosa glauco-meireles@hotmail.com A Ciência dos Colóides
A ciência dos colóides se preocupa com sistemas formados por partículas com uma de suas dimensões dentro do intervalo de 1 a 1000 nm, ou seja, estuda sistemas contendo tanto moléculas grandes como partículas pequenas.
Podemos observar diariamente fenômenos coloidais. Os fenômenos coloidais são freqüentemente utilizados nas indústrias, como por exemplo, plástico, borracha, produtos alimentícios, análise de solo, precipitação, cromatografia entre outros materiais e técnicas em que assumem importância as partículas coloidais.
Além do tamanho, existem outros fatores que também dão características às soluções coloidais. Dentre elas podemos citar a forma e a flexibilidade das partículas, interações partícula-partícula e interações partícula-solvente e as propriedades superficiais (inclusive as elétricas).
Podemos fazer a relação área/volume para partículas coloidais que contenham formas esféricas; como a área de uma esfera pode ser expressa por 4πR² e o volume de uma esfera é dada por (4/3) πR³, temos que:
A/V = 4πR² / (4/3) πR³
A/V = 3/R
Das características anteriormente citadas podemos classificar as soluções coloidais em 3 grandes grupos:
Dispersões coloidais;
Soluções macromoleculares;
Colóides de associação. sendo as dispersões coloidais mais comuns no nosso dia-a-dia.
As dispersões coloidais ainda podem ser classificadas de acordo com o disperso (partículas coloidais) e o meio de dispersão (é a fase em que as partículas se encontrarão dispersas). São elas:
Emulsão – solução coloidal onde temos um líquido disperso em sólido (Ex: opala) ou em outro líquido (Ex: leite);
Sol – solução coloidal onde a fase dispersa está no estado sólido e o