Química: Dispersões
Dispersões são sistemas nos quais uma substância está disseminada, sob forma de pequenas partículas, numa segunda substância. A primeira substância chama-se disperso ou fase dispersa e a segunda substância chama-se dispersante ou fase de dispersão.
De acordo com o tamanho das partículas dispersas, as dispersões se classificam em:
Solução: quando as partículas dispersas têm até 1 nm de diâmetro. Não é possível ver as partículas dissolvidas nem com microscópia eletrônica, e a separação das substâncias (disperso e dispersante) é feita através da destilação. Ex.: água + sal.
Colóide (ou dispersão coloidal): quando as partículas dispersas têm entre 1 nm e 100 nm de diâmetro. São misturas que, a olho nu, aparentam ser homogêneas, mas na realidade não o são. Realizando uma centrifugação, é possível separar o disperso do dispersante. O primeiro vai para o fundo do recipiente. Ex.: sangue humano, fumaça, gelatina.
Suspensão: quando as partículas dispersas têm mais de 100 nm de diâmetro. É possível ver as partículas a olho nu. Geralmente usa-se a decantação ou filtração para separar as substâncias. Ex.: água + areia, água + terra, água + matéria orgânica do esgoto , ar + poeira.
Soluções
Solução é qualquer mistura homogênea. Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente.
Soluções quanto ao estado de agregação
Solvente
O solvente é a substância que se apresenta em maior quantidade e em que se dissolve o soluto.
Soluto
O soluto é a substância que, geralmente, se encontra em menor quantidade e que se dissolve na mistura.
Solvente Universal
A água é um dos melhores solventes na natureza, capaz de dissolver uma infinidade de substâncias, como sais, gases, açúcares, proteínas, etc. Essa alta capacidade de dissolver substâncias deu á água a característica de solvente universal.
Soluções Moleculares
São soluções formadas por solutos moleculares e não conduzem corrente elétrica, sendo classificadas como soluções não-eletrolíticas. Ex: