efeito Tyndall 1
LABOÁROTORIO DE QUÍMICA
PROFESSORA: MARIA CLEIDIANE
EFEITO TYNDAL DANILO LUCAS TRINDADE DE OLIV EIRA 2B- N°07
Teresina, 12 de fevereiro de 2015.
1. RESUMO
O experimento realizado em laboratório serviu para demonstrar o conceito e as utilidades do Efeito Tyndal. Tal termo é usado para caracterizar um efeito óptico de espalhamento ou dispersão da luz provocado por partículas de uma dispersão coloidal. O objetivo deste experimento é classificar as dispersões por meio da observação do Efeito Tyndal.
2. INTRODUÇÃO
Uma dispersão é formada por pelo menos um disperso (soluto) e um dispergente (solvente). Dispersões são sistemas em que o soluto sólido está espalhado uniformemente em toda a mistura.
A classificação das dispersões é feita de acordo com o tamanho das partículas (dimensões) das partículas dispersas (soluto).
É um tipo de material homogêneo, cuja uniformidade é observada somente em determinadas proporções de suas substâncias constituintes.
Soluções são sistemas homogêneos de duas ou mais substâncias. As partículas do soluto apresentam até 1 nm de diâmetro. As partículas do soluto não sedimentam e não podem ser separadas pelo processo de filtração.
Dispersão coloidal é um tipo de dispersão torna visível um feixe de luz que as atravessa. Esse fenômeno é denominado de efeito Tyndall. É uma maneira bastante utilizada como forma de identificação das dispersões coloidais. As partículas coloidais apesentam diâmetro entre 1 nm e 100 nm e são também denominadas de micelas.
Suspensão é um caso de dispersão onde as partículas apresentam diâmetro superior a 100 nm. Neste caso as partículas já podem ser vistas a olho nu ou em microscópio óptico. Alguns antibióticos podem ser classificados como suspensão.
Através da observação do efeito Tyndall é possível classificar as dispersões químicas.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1. MATERIAIS E REAGENTES
Béqueres de mesmo volume
Apontador a laser
Amido de