Química Analitica
Em áreas de experimento e analises é bastante comum o uso e o preparo de soluções, mas o que vem a ser solução? Uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias que podem ser iônicas ou moleculares. A substância em maior quantidade é o solvente e as outras são chamadas de soluto. Nesse sentido o conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância tendo em vista que grande parte das reações realmente ocorre em solução aquosa e não aquosa. Objetivo
Efetuar cálculos estequiométricos envolvendo o preparo de soluções a partir de 1 M ácido clorídrico-HCL e conhecer a técnica de preparar e padronizar a diluição de soluções.
Fundamentação teórica
O Ácido Clorídrico é obtido pela queima de Cloro e Hidrogênio, formando o gás Cloreto de Hidrogênio, que depois é absorvido em água. Apresenta-se como um líquido fumegante claro e ligeiramente amarelado, com odor pungente e irritante, contém cerca de 33% de Cloreto de Hidrogênio em peso e é comercializado nesta forma, a granel. Seu transporte é feito em carros-tanque. Sendo um produto tóxico e corrosivo. É utilizado principalmente para limpeza e tratamento de metais ferrosos, flotação e processamento de minérios, acidificação de poços de petróleo, regeneração de resinas de troca iônica, na construção civil, na neutralização de efluentes, na fabricação de produtos para a indústria de alimentos e farmacêutica, entre muitos outros. O ácido clorídrico (HCℓ) é uma solução aquosa, fortemente ácida e extremamente corrosiva, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa.
Primeira parte
Cálculo da concentração: C=M/V
C: concentração
M: massa do soluto em gramas
V: volume do soluto em mililitros
Segunda Parte
Cálculo de diluição: