CONTABILIDADE BASICA
5 – OBJETO E FINALIDADE DA CONTABILIDADE (pag. 07)
UNIDADE 01 – A CONTABILIDADE, O PATRIMÔNIO E AS
CONTAS (pag. 01)
Segundo Crepaldi (1995) A contabilidade é uma ciência concebida para coletar, registrar, resumir e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer entidade.
TÓPICO 1 – NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE
1 – INTRODUÇÃO (pag. 03)
Neste tópico conheceremos os conceitos básicos desta ciência, desde sua origem, sua finalidade, seus objetivos e quem são os maiores beneficiados pelo seu uso.
2 – A ORIGEM DA CONTABILIDADE (pag. 03)
A contabilidade, na sua forma rudimentar, era utilizada pelo homem pré-histórico. Naquele tempo o registro das coisas que possuía, como por exemplo, seu rebanho de ovelhas, era feito pela associação da quantidade de animais possuídos pela quantidade de pedra.
A contabilidade moderna nasceu na Itália por volta dos séculos XII e XIV. Consolidou-se pelo trabalho elaborado pelo frade franciscano Frei Luca Pacioli que criou o método das partidas dobradas.
O objetivo da contabilidade é permitir o estudo, o controle e a apuração de resultados diante dos fatos decorrentes da gestão do
Patrimônio
das entidades econômicas administrativas. A principal finalidade da contabilidade é fornecer informações de ordem econômica e financeira sobre o patrimônio, para facilitar a tomada de decisões por parte dos usuários.
6 – OS INTERESSADOS NAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Conhecidos como usuários da contabilidade, essas pessoas demonstram interesse pela situação da empresa e buscam na contabilidade suas respostas.
Esses usuários podem ser: Investidores, Fornecedores,
Bancos, Clientes, Empregados, Governos e outros.
Nos tempos atuais a contabilidade é utilizada largamente no meio empresarial, sendo enfatizada como elemento gerador de subsídios essenciais aos gestores no processo de tomada de decisões.
3 – CONCEITO (pag. 04)
A