qumica
18/02/2012 14h 23
Nos países com temperatura ambiente muito alta é usual colocar-se etilenoglicol na água do sistema de refrigeração do motor dos veículos para aumentar a temperatura de ebulição da água, evitando que ela ferva. Nos países com temperaturas muito frias adota-se o mesmo procedimento, porém, neste caso, com o objetivo de reduzir a temperatura de solidificação da água, impedindo assim que ela congele dentro do radiador.
Nas soluções a presença de um ou mais solutos pode modificar certas propriedades chamadas de coligativas. São elas tonoscopia, ebulioscopia, crisoscopia e a osmose, todas relacionadas com a pressão de vapor.
Para estudar tais propriedades, vamos a algumas definições fundamentais:
- Solução - são misturas homogêneas em que uma substância (em estado sólido, líquido - e até mesmo gasoso) é dissolvida num líquido.
- Solvente - é normalmente, o componente - líquido - de uma solução que dissolve um soluto.
- Soluto - é normalmente, o componente de uma solução que é dissolvido por um solvente.
- Pressão máxima de vapor - é a pressão do equilíbrio entre duas fases (líquido e vapor) medidas a 20° C. A pressão de vapor varia com a temperatura.
- Ebulição - quando a pressão máxima de vapor se iguala à pressão atmosférica (o líquido ferve) a uma certa temperatura. A adição de solutos pode modificar essa temperatura.
- Congelamento - é a temperatura de passagem do estado líquido para o estado sólido.
- Osmose - é a passagem de um solvente de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada através de uma membrana semipermeável.
- Fator de Van't Hoff - quantifica as partículas ionizadas ou dissociadas em uma solução:
1. Tonoscopia - também chamada de tonometria, é o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor em uma solução pela adição de um soluto não volátil.
Quanto maior o número de mols de soluto na solução menor a pressão máxima de vapor. Por exemplo: a