Construções Sustentaveis
CONSTRUÇÕES
SUSTENTÁVEIS
CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL
DE EDIFICAÇÕES
OS BENEFÍCIOS AMBIENTAIS E
ECONÔMICOS EM SE ADOTAR
A SUSTENTABILIDADE NA
CONSTRUÇÃO CIVIL
CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
A primeira definição de desenvolvimento sustentável foi cunhada pelo Brundtland Report, em 1987, afirmando que desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.
Fonte:Ambiente Brasil
CONCEITO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
O conceito de Construção Sustentável baseia-se no desenvolvimento de modelos que permitam à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar à moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam as necessidades de seus usuários .
Fonte:Ambiente Brasil
As cidades e seu metabolismo são as grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água e energia. Muitos destes impactos negativos são gerados pelo setor da construção civil, que responde por 40% do consumo mundial de energia e por 16% da água utilizada no mundo.
De acordo com dados do Worldwatch Institute, a construção de edifícios consome 40% das pedras e areia utilizados no mundo por ano, além de ser responsável por 25% da extração de madeira anualmente. É natural que a sustentabilidade assuma, gradualmente, uma posição de cada vez mais importância neste cenário.
Fonte:Ambiente Brasil
O resultado final dessa nova arquitetura ecológica, verde e sustentável, proporciona grande vantagem para seus consumidores.
Esse nicho de mercado é hoje um diferencial, mas no futuro se transformará em requisito, pois está dentro da necessidade urgente de melhores indicativos de qualidade de vida.
Os principais benefícios são:
• redução dos custos de investimento e de operação;
• imagem, diferenciação e valorização do produto;
• redução dos riscos;
• mais produtividade e saúde do usuário;
• novas