Qumica
Em linhas gerais,o desenvolvimento do conhecimento reflete em suas características específicas,o processo global de objetivação e apropriação da natureza pelo homem. Mediante a atividade,o homem vai progressivamente transformando a realidade natural em uma realidade social,uma realidade humanizada.
O homem,ao transformar a natureza em função de suas necessidades, gera conhecimento. Para apropriar-seda natureza e objetivá-la em função de suas necessidades, o homem inicialmente necessita conhecer o objeto natural a ser transformado mediante na inserção do objeto na lógica da atividade humana.
Na medida em que a atividade humana se processa respondendo as necessidades do dia-a-dia , novas necessidades vão sendo criadase isto leva á busca de novas respostas que se traduz na necessidade de superar certos limites que antes respondiam ás necessidades anteriores.Progressivamente, a atividade humana ainda se torna mais complexa, o que significaránovas respostas a novas necessidades, determinando a produção do conhecimento em escalas cada vez mais complexas.
Paulatinamente, desenvolvem-se conceitos num nível em que não é mais possível uma associação imediata com as necessidades da prática social.O conhecimento social alcança um tal nível de desenvolvimento que ocorre um distanciamento cada vez maior entre o conhecimento processado no cotidiano e o conhecimento elaborado que,inclusive,exige um determinado método de pensamento que,por sua vez , utiliza cada vez mais abstrações, em níveis cada vez mais complexos.
Assim,determina-se uma diferenciação entre o plano cognoscente relativo aos racíocinios mais imediatos próprios da vida cotidiana prática-utilitária e,um outro plano ,a esfera do não cotidiano relativo aos racíocinios que exigem niveís complexos de abstrações sem se limitar á uma relação objetual empírica imediata como fonte geradora de conhecimento.
Na matemática, a produção de seus