Trabalho de Saude e Sociedade
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Graduação em Saúde Coletiva
Disciplina: Saúde e Sociedade
Docente: Neide Emy
Discente: Anna Caroline Bastos, Daniela Araujo, Ellene Glener, Juliana Domênico, Maria Teresa Dias, Priscila Mello.
FORMATAÇÃO: TIMES NEM ROMAN, TAMANHO 12, ESPAÇO ENTRE 1,5 E NO MÁXIMO 2 PÁGINAS.
Aula 30/04/2013
Foram discutidos alguns conceitos como o de sociedade, momento no qual lembrei imediatamente sobre o meu aprendizado do último semestre na disciplina de AISC, uma visão mais ampla do indivíduo e muitas coisas que se relacionam com a saúde. Aprendi que há diversas sociedades e todas elas devem ser compreendidas no contexto que vivem; O tema o qual eu aprendi muito sobre as sociedades existentes foi o Crack, seus usuários e os profissionais de saúde, segurança entre outras áreas envolvidas para solucionar esse problema atual. E a partir do exemplo pode-se refletir melhor outro conceito exposto na aula, ciências sociais. E através de exemplos percebi a importância que há na introdução desta ciência na área da saúde, existente desde a antiguidade e teve sua cisão no final do século XIX. No Brasil mesmo com a reforma sanitária, com uma grande luta política há uma grande lista de desafios a serem enfrentados para que de fato as ciências sociais e saúde se juntem e posam de fato contribuir para compreensão dos processos saúde-doenca.
Foi exposta uma corrente da sociologia, o positivismo. A ideia do positivismo que prevalece o social ao individuo é atualmente uma grande barreira, a qual as ciências sociais e a saúde enfrentam constantemente no contexto atual em que estamos. Atualmente com o fortalecimento da atenção primária nos municípios de todo o Brasil está havendo uma despertar para o individuo e todo o seu contexto socio-economico-cultural.
Em minha opinião a relação das Ciências Sociais e Humanas na Saúde é imprescindível para a formulação de novas políticas e na prática