Quiromancia
Quiromancia
Quiromancia vem do grego Cheir, mão e mantéia, adivinhação.É a arte de descobrir, mediante o exame das características da mão ( forma geral , linhas , protuberâncias, cavidades, etc.) o currículo de vida, principalmente o futuro de um indivíduo. Distingue-se da Quirologia, que, mediante o estudo da mão, procura descrever não o currículo de vida da pessoa, mas seu temperamento, seus traços psicológicos e fisiológicos, excluída toda espécie de advinhação;
A Quirologia é , de certo modo, uma ciência, pois se sabe que a pele e, em particular, as características da mão estão associadas ao tipo de cérebro do individuo e refletem notas muito pessoais do mesmo ( tenhamos em vista o uso das impressões digitais para identificar determinada pessoa).
A Quiromancia é muitas vezes ligada a concepções filosóficas e religiosas fatalistas e supersticiosas. Há quem julgue que forças misteriosas, propulsoras da atividade de alguém, se manifeste pelas linhas da mão.Ora tal suposição dever ser afastada; separemos o estudo da mão de qualquer corrente de Mística ou Religião.As características da mão hão de ser estudadas na base de experiências,que permitam estabelecer estatísticas e verificar que tais e tais traços eventualmente correspondem a tal e tal tipo de personalidade.
Os quiromantes costumam distinguir:
• A linha da vida, que contorna a base do polegar,designando a vitalidade da pessoa;
• A linha da sorte ou da fortuna, que une o punho com o dedo indicador, podendo faltar em algumas pessoas;
• A linha do coração, que percorre a base dos quatro dedos superiores; reflete a afetividade;
• A linha da cabeça, que corre abaixo da linha do coração, assinala a maior ou menos capacidade de raciocinar e refletir.