Laboratório de Sistemas Digitais - Aula 2: Montagem com Portas Lógicas TTL
Laboratório de Sistemas Digitais
Aula 2: Montagem com Portas Lógicas TTL
Introdução
A família TTL (TransistorTransistor Logic) e a família CMOS (Complemetary MetalOxid
Semiconductor) não esgotam o universo de famílias lógicas, mas, seguramente são as mais utilizadas. A família TTL
As vantagens incluem maior velocidade, melhor manipulação da corrente e uma relativa imunidade em relação a descarga estática. As desvantagens incluem maior consumo de energia e tensões de alimentação fixa (normalmente 5 volts).
A família CMOS
As vantagens incluem uma melhor tensão de saída, melhor tolerância da tensão de entrada, tensão de alimentação variáveis, maior densidade e consumo de energia muito menor (embora este aumente com a frequência). As desvantagens incluem a sensibilidade à eletricidade estática e menor capacidade de manipulação da corrente. Desenvolvimento de produtos mais novos é na família CMOS devido às suas características mais desejáveis.
Tensão de Alimentação
●
●
A tensão nominal de alimentação de um CI TTL é V = +5V .
A tensão nominal de alimentação de um CI CMOS é bem mais flexível que a
CC de um CI TTL. Um CI CMOS opera com tensões de alimentação de até
VCC = +10V , mas é usual uma tensão de alimentação de + 5V para que haja compatibilidade com circuitos digitais que utilizem CIs TTL.
● Para a categoria de CIs CMOS conhecida como LowVoltage CMOS, a tensão nominal de alimentação é
VCC = +3.3V .
Níveis Lógicos para CIs CMOS
Figura 1: Níveis de tensão para operação correta de um CI CMOS. VI refere-se a tensões de entrada e VO a tensões de saída. A faixa de tensão unallowed (não permitido) significa que o fabricante do CI não garante o funcionamento correto do CI para tensões nesta faixa.
Níveis Lógicos para CIs TTL
Figura 2: Níveis de tensão para operação correta de um CI TTL. VI refere-se a tensões de entrada e VO a tensões de saída. A faixa de tensão unallowed (não permitido) significa que o