Angola
INTRODUÇÃO
Angola, estado independente no sudoeste da África; limitado ao norte e a leste pela República Democrática do Congo (antigo Zaire), a leste pela Zâmbia, ao sul pela Namíbia e a oeste pelo oceano Atlântico. O território angolano é dividido por uma faixa do antigo Zaire que vai até o mar, deixando separado o pequeno enclave de Cabinda, que é limitado ao norte pela República do Congo, a leste e sul pela República Democrática do Congo e a oeste pelo oceano Atlântico. O território foi anteriormente conhecido pelo nome de África Ocidental Portuguesa e sua atual denominação é República de Angola. Possui uma superfície de 1.246.700 quilômetros quadrados. A capital é Luanda.
TERRITÓRIO
O país divide-se em três grandes regiões: a planície costeira, uma área de transição e um extenso planalto interior. As maiores altitudes estão nas montanhas da parte central. O clima é tropical. A corrente fria de Benguela modera as temperaturas da região costeira e reduz as chuvas, especialmente no sul.
POPULAÇÃO E GOVERNO
A população é composta por mais de 90 grupos étnicos. Os quatro mais representativos são os umbundu, os bakongo (kongo), os kimbundu e os chokwe-lunda. Segundo dados de 1995, a população total, predominantemente rural, é de 10.765.000 habitantes. A capital e maior cidade é Luanda, com uma população de 1,46 milhões de habitantes, segundo dados de 1991. De acordo com dados de 1993, outras grandes cidades são Huambo, com 203 mil habitantes, Benguela, com 155 mil habitantes, Lobito, com 150 mil habitantes, e Lubango, com 105 mil habitantes. O português é a língua oficial. Mais do 90% da população fala línguas bantas (ver Línguas africanas). No início da década de 1990, 53% da população era cristã. O restante era praticante das religiões tradicionais. Segundo a Constituição adotada depois da independência em 1975 e posteriormente modificada, Angola é uma república unipartidária, governada pelo Movimento Popular de Liberação de Angola -