Quimica
Engenharia Mecânica – Ênfase: Mecatrônica Disciplina: Eletrônica Analógica e Digital Prof a. Lúcia Saito
Março/2013
Sumário
Revisão: circuito retificador de meia onda. Circuito retificador de onda completa com tomada central. Circuito retificador de onda completa em ponte.
Referência: Capitulo 4 – Eletrônica Vol. 1 – Malvino
2
Diagrama em Blocos: Retificação
1º Estágio: Transformador: Reduz a tensão de entrada de 110 VAC para saída de 5 a 15 VAC. 2º Estágio: Circuito com Diodos. Retifica o sinal alternado, resultando somente a parte positiva do sinal de entrada. 3º Estágio: Circuito de Filtro (normalmente capacitivo). Transforma a tensão contínua pulsante em “quase” contínua pura. Circuitos Retificadores podem ser classificados em: Meia Onda (com 1 diodo). Onda Completa (com 2 ou 4 diodos).
3
Circuito Retificador de Meia Onda
A fonte CA produz tensão senoidal.
No semiciclo positivo, o diodo é polarizado diretamente:
No semiciclo negativo, o diodo é polarizado reversamente:
4
Formas de Onda Ideal
Tensão na Entrada:
Tensão na Saída: O diodo estará conduzindo durante os semiciclos positivos. Desta forma, os semiciclos negativos são cortados.
5
Formas de Onda Ideal (cont.)
Tensão na Entrada: Sinal Senoidal: Vin: Tensão a cada instante de tempo. Vp(in): Tensão de pico na entrada. : Tensão média é igual a zero pois cada semiciclo tem valor igual e oposto ao semiciclo anterior. Tensão na Saída: Meia onda ideal: Vout: Tensão a cada instante de tempo. Vp(out) = Vp(in)
Obs.: Se a tensão de pico é 100 V, a tensão média será 31,8 V.
6
Frequência de Saída:
A frequência de saída é a mesma de entrada. Cada ciclo da tensão de entrada produz um ciclo da tensão de saída. Para Retificador de Meia Onda:
Segunda Aproximação:
O diodo só irá conduzir quando a fonte de tensão alcançar 0,7 V. Se a tensão de pico na fonte for igual a 100 V, a tensão na carga será próxima da