Quimica
A bomba de vácuo é um equipamento de laboratório cujo uso é destinado à produção de vácuo ou redução adicional da pressão de um vácuo já existente e é indicada para aplicações em laboratórios clínicos, industriais, químicos e bioquímicos, laboratórios de pesquisa e controle de qualidade, indústria farmacêutica, entre outras.
Após comprar uma bomba de vácuo é importante que o usuário esteja atento aos cuidados para garantir seu bom funcionamento, desde a instalação até a limpeza e manutenção preventiva da bomba, sempre visando melhores resultados na sua utilização. Nesse post vamos apresentar dicas para garantir a vida útil da bomba vácuo.
Dicas para a Instalação * Estar atento à localização: a dica é instalar e operar o equipamento em uma área coberta, com piso regular, bem ventilado e livre de poeira, gases, umidade ou qualquer outro tipo de poluição. * Estar atento à ligação elétrica: antes de conectar a bomba de vácuo à rede elétrica, é indicado observar se a tensão indicada é equivalente à tensão local. É importante também verificar se a rede de distribuição de energia apresenta variação de tensão: o ideal é que não apresente variação superior a + ou – 10%.
Precauções ao utilizar a bomba de vácuo * Ao operar a bomba em vácuo, é importante que a entrada de ar seja protegida contra a entrada de materiais que possam danificar o equipamento (pó, vapores, ácidos). Para evitar danos, a dica é utilizar um filtro adequado para reter, reduzir ou condensar as impurezas e os vapores antes da entrada da bomba. * Quando operar o compressor, a dica é não remover o filtro de ar, exceto para limpeza, pois sem ele, podem entrar corpos