Quimica
Com o objectivo de se saber o quão fortes são os ácidos e determinação do pH das diferentes soluções, nós fizemos algumas experiências no laboratório.
O seguinte relatório vai mostrar passo a passo os procedimentos de cada experiência.
I. Experiência 1: Força de Ácidos e Bases
a) Objectivos:
- Comparar a força de diferentes ácidos através da velocidade das reacções destes com um metal
b) Material usado :
-Tubos de ensaio
- Suporte de tubos de ensaio
c) Reagentes :
- Fita de Zinco
- Ácido sulfúrico
- Ácido clorídrico
- ácido acético
d) Procedimento :
Colocou-se um pouco de ácido sulfúrico no primeiro tubo de ensaio, ácido clorídrico no segundo e ácido acético no terceiro. Pegou em pequenos pedaços de Zinco e colocou-se um pedaço em cada tubo de ensaio. Depois esperou-se um tempo até que as substâncias reagissem.
e) Observações:
1. Nesta reacção entre o ácido sulfúrico e o zinco, houve formação de bolhas e a velocidade da reacção foi lenta.
2. Nesta reacção entre o ácido clorídrico e o zinco, houve a libertação de um gás (hidrogénio), formação de bolhas, a velocidade da reacção foi rápida e a cor do zinco depois de algum tempo foi totalmente consumida ficando este preto.
3. Nesta reaccao entre o ácido acético e o zinco, houve também formação de bolhas mas pouco visíveis e a velocidade a recção foi muito lenta.
f) Conclusões
Com as observacoes feitas, pude concluir que o ácido clorídrico é o mais forte dos três ácidos pois, a velocidade da reacção é rápida, e o ácido acético é o mais fraco pois a velocidade da reacção e muito lenta
II. Experiencia 2
III. Experiencia 3
a) Objectivo: