Nbjbj fjf fb f

672 palavras 3 páginas
Matrizes do Cognitivismo l Processamento de informação

A teoria do processamento da informação adaptou o modelo do computador para descrever como a informação é apreendida pelos sujeitos e como estes utilizam esta informação para interagir com o mundo.
Esta explicação postula que da mesma forma que os dados entram num computador e são codificados para serem armazenados, assim acontece com um indivíduo: os dados são focados pela atenção que lhes é dedicada por um indivíduo, entram através dos receptores sensoriais (visão, tacto, audição, olfato e paladar) e são codificados e armazenados.
Esta metáfora, ainda que básica, permite explicar os mais importantes processos psicológicos da aquisição de informação por um indivíduo. De fato, a metáfora é muito bem conseguida, se não vejamos: Em termos psicológicos, a aquisição de informação depende de quatro processos básicos.
1 – Registo Sensorial – Num primeiro processo, a informação do meio capta a atenção de um indivíduo e activa um receptor (órgão sensorial), sendo por breves momentos apreendida na memória sensorial. A memória sensorial, também designada de registo sensorial, retém a informação apreendida do meio e despoleta um padrão de reconhecimento face às aprendizagens já realizadas por um indivíduo. É este reconhecimento que permite a fase seguinte, a codificação.
2 – Codificação – Após registada sensorialmente dá-se início a um processo que compara a informação registada à já adquirida pelo indivíduo. Se a informação registada não for relacionada com a já existente, não encontra forma de ser armazenada. Se, por outro lado, existe um padrão entre a informação registada e a informação interna existente, a informação do registo sensorial é acrescentada à já existente, passando-se para a próxima etapa, o armazenamento. Sempre que não se encontre uma relação entre a nova informação e a já existente, então o indivíduo não tem como relacionar a nova informação (processo base da aprendizagem que

Relacionados