Quimica
Introdução
A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro, pois a densidade dos materiais que não são puros é uma função de sua composição. Ela também pode ser utilizada para a identificação e bem como ser relacionada com a concentração de soluções.
Objetivo
Determinar a densidade de líquidos e sólidos, analisar e comparar os resultados obtidos através da prática com os da literatura, observando e se atentando ao percentual de erro, sendo aceitável até 5% de erro. Entender os cuidados necessários na manipulação de substâncias, bem como admitir os erros cometidos em tal.
Materiais e Reagentes
Materiais:
* 06 frascos com tampa; * 06 pipetas volumétricas (uma para cada amostra líquida); * 01 pera de três vias; * 01 pisseta com água destilada; * 01 proveta de 10 mL; * 01 pipeta de Pasteur; * 01 espátula; * 01 béquer de 25 mL; * Capela; * Balança semi – analítica.
Reagentes:
* Hexano; * Água destilada; * Etanol; * Solução saturada de NaCl (360g/L); * Acetona; * Líquido X; * Iodo sólido ressublimado (I2); * Pérolas de ebulição.
Procedimento
Verificação da densidade dos líquidos: 1. Mensurou-se a massa de um frasco com tampa, seco e rotulado, em balança semi – analítica (sem tocar no frasco com as mãos nuas) e anotou-se o peso obtido. 2. Utilizou-se 1 mL de cada solução/ liquido (hexano, água destilada, etanol, solução saturada de NaCl, acetona, líquido X, I2), do qual desejou-se determinar a densidade, transferindo-o para um frasco correspondente e fechando-o imediatamente. 3. Depois de ter colocado a solução no frasco, mensurou-se novamente a massa do mesmo, porém com a solução, e anotou-se o resultado. 4. Após ter determinado a massa do conjunto frasco-solução, adicionou-se 1 glóbulo de iodo sólido ao frasco com Hexano e o mesmo se dissolveu.