Educação no brasil
TV - Escola:
Para reforçar o aprendizado nas escolas em condições precárias, é lançado em 1995 o projeto TV Escola. Cada escola pública de 1º grau com mais de cem alunos deve receber R$ 40 mil para a compra de televisão, videocassete, antena parabólica e fitas de vídeo. Programas criados pela Fundação Roquete Pinto, do MEC, deverão ser transmitidos via satélite às escolas. Além de disciplinas tradicionais serão abordados assuntos como meio ambiente, orientação sexual, saúde e ética.
Avaliação Escolar:
Além da repetência e evasão, outro problema grave é a qualidade de ensino e o baixo aproveitamento dos alunos que freqüentam as aulas. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), criado pelo Ministério da Educação para verificar o ensino e o desempenho dos alunos de 1º e 2º graus, realizou em 1995 um teste de Português (leitura) e Matemática. Participaram das provas alunos de 4ª a 8ª séries de 1º grau, e da 2ª e 3ª séries do 2º grau em escolas públicas e privadas. Realizado em todos os estados do país e no Distrito Federal, o teste teve um baixo índice de acerto. Em Linguagem Portuguesa, os alunos da 4ª série acertaram uma média de 50,6% e em Matemática, 38.3%.
Já o ensino superior é apreciado pela Avaliação Nacional de Cursos, criada pelo MEC em 24 de novembro de 1995. Os alunos devem passar por um teste para receber o