Trabalho do pedagogo no espaco educativo
O trabalho do pedagogo tem como finalidade avaliar os professores de ensino publico, privado com foco de inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Buscar conhecer historicamente o conceito de inclusão Escolar no Brasil, avaliando os diferentes tipos de necessidade especiais, bem como suas limitações, e possibilidades e desafios frente à formação do aluno enquanto educando e cidadão. Faz se necessária uma proposta educacional que almeja contribuir para um ensino de qualidade por meio de uma prática educacional adequada as necessidades sociais.
A deficiência é considerada uma diferença que inferioriza e desvaloriza, é de direito dessas pessoas que em instituições de ensino formal, principalmente em redes publicas, sejam oferecidas condições adequadas para que elas possam frequentar aulas juntamente com pessoas ditas “normais” e que a sociedade procure auxiliar pessoas que possuam maiores necessidades, que as aceitem em seu convívio social, desde a comunidade até os contextos ocupacionais, de lazer e educativo. O deficiente não quer alcançar o direito de ser igual ao resto da população, mas, sim o direito de igualdade social. O sentido de incluir significa integra-las, educar crianças e jovens “deficientes” dentro de ambiente não restrito, dentro das possibilidades e necessidades de cada um.
O fator afetivo é muito importante para o para o desenvolvimento e a construção do conhecimento, pois por meio das relações afetivas o auno se desenvolve, aprende e adquire mais conhecimento que ajudaram no seu desempenho escolar. É importante enfatizamos essa posição do professor na relação: trata-se de um mediador e não de um detentor do saber. O aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula.
Freire (1996, p.96), o bom professor é o que enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é