Quimica
Já no que diz respeito à elemento em um mesmo período, ou seja, na horizontal, o raio aumenta da direita para a esquerda, ou de acordo com a diminuição do número atômico. Isto ocorre em razão de todos possuírem o mesmo número de camadas, o que diferencia é a quantidade de elétrons nessas camadas, e quanto mais elétrons maior será a atração pelo núcleo, diminuindo assim o raio do átomo.
Ligação Iônica: Se o átomo formar um cátion, o raio atômico irá diminuir, pois perdendo um ou mais elétrons o núcleo atrairá mais intensamente os elétrons. Agora, se formar um ânion, ou seja, ganhar elétrons, o raio do átomo irá aumentar, pois a carga total da eletrosfera irá ficar maior que a carga total do núcleo, diminuindo sua atração. Quanto mais elétrons ganhar, ou perder, maior será também a variação do tamanho do raio.
A Energia e a Ionização do Átomo
Outra definição: A facilidade com que você pode remover um elétron de um átomo é medida por sua energia de ionização, que é definida como a energia mínima necessária para remover um elétron do átomo na fase gasosa:
Podemos expressar assim:
X + 1E.I. -----> X (positivo) + 1E-
E.I = energia de ionização
Sendo esta correspondente a primeira energia da primeira ionização. A segunda energia de ionização é a energia necessária para remover um segundo elétron e seu valor é sempre maior do que a primeira, porque o volume de um íon positivo é menor que a do átomo neutro e a força eletrostática é maior no íon positivo do que no átomo, uma vez que mantém a mesma carga nuclear:
X (positivo) + 2