quimica
Na saúde, a química é aplicada desde as análises clínicas até à Imageologia. Como é sabido, a química está profundamente relacionada com a área da saúde e Medicina, pois a química permite estudar os tecidos (órgãos e pele), estruturas (ossos) e líquidos internos (Sangue, bílis, suco pancreático, morfinas…) e do ponto de vista da sua composição e funcionamento, interligando-se assim com a Biologia (formando assim a bioquímica), para achar curas para doenças atualmente incuráveis. Tendo em conta os conhecimentos em termos da química do nosso corpo assim como a biologia humana.
A química é também utilizada na concepção de medicamentos e vacinas, que nos permite combater as doenças e epidemias, como é o caso da lepra, da malária...
Pode-se afirmar que se química não existisse, a saúde de todos nós teria os seus dias contados.
Agriculutara e pecuária – Para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da produção agrícola, precisamos ajudar o solo: pela ADIÇÃO DE ADUBOS – antigamente se usavam ADUBOS NATURAIS (como esterco) e atualmente são comuns os ADUBOS ARTIFICIAIS OU QUÍMICOS (como o sulfato de amônio); pela CORREÇÃO DO SOLO, como ocorre com a adição de calcáreo em solos excessivamente ácidos; pelo uso de INSETICIDAS, pois caso contrário os insetos devoram grande parte da lavoura.
Para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade dos alimentos de origem animal, precisamos alimentar os animais com RAÇÕES ADEQUADAS e tratá-los de um grande número de doenças e pragas que os atingem, com inúmeros REMÉDIOS e outros PRODUTOS VETERINÁRIOS.
NOS ALIMENTOS- Modernamente é bastante comum o preparo de alimentos industrializados, que são vendidos em embalagens de papel, de plástico, de vidro ou metálicas. Para evitar que se estraguem, são adicionados vários produtos químicos, conhecidos como ADITIVOS DE ALIMENTOS(que alguns chamam como CONSERVANTES DE ALIMENTOS), como, por exemplo, os PRESERVATIVOS (que evitam a deterioração por microorganismos), os