Quimica
Tema: Tabela Periódica
Discente: Reizen Iunus Bezerra dos Santos Nº 59
11ª Classe Turma: C1
Docente: Ismael
Maputo, Maio de 2015
Índice
Introdução 2
A importância da tabela e lei periódica de Mendeleiev 3
Característias da tabela periodica moderna 3
Propriedades periodicas 4
Raio atômico 5
Afinidade eletrônica 5
Eletronegatividade 6
Energia de Ionização 7
Importância da Lei periódica 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
Venho com esse trabalho aprofundar sobre a tabela e lei periódica , falarei da importância eda tabela e lei periódica de Mendeleiev, sobre as propriedades periódicas: raios atómicos e raios iónicos, energia de ionização, electronegatividade, afinidade electroníca.
A importância da tabela e lei periódica de Mendeleiev
O Dimitri Mendeleiev foi muito importante na tabela e lei periódica, pois, ele organizou uma tabela baseado 'nos pesos' atómicoas mas tendo em conta, simultaneamente, os elementos e as propriedades semelhantes entre eles. Deixou espaços vazios para os elementos não conhecidos e previu as suas propriedade (os elementos era o gálio, o escândio e o germânio).
Em Abril de 1869, Dendeleiev publicou, na Rússia, uma tabela com oito colunas (a oitava continha os elementos de transição), no qual existiam alguns lugares vazios; essa tabela foi designada, mais tarde, por Classificação periódica dos elementos.
A ordem dos elementos era alterada se as suas propriedade assim o ditassem, por exemplo, o tetúlio, que era mais pesado do que o Iodo mas aparecia primeiro na Tabela Periodica.
Característias da tabela periodica moderna
A característica básica da tabela periodica moderna - é a disposição dos elementos na ordem crescente dos seus números atómicos.
Esta consta de 7 linhas horizontais, sendo que cada uma delas é chamada périodo.
1º período - é o mais curto de todos, ou seja, H e He. O único subnível preenchido neste período é 1S com a capaidade de 2 electrões.
2º