Quimica
1. Propriedades Redutoras dos Metais
a) Sódio
Os metais alcalinos, Grupo 1 da tabela periódica são altamente reativos, pois apresentam baixa energia de ionização. Quando um átomo, isolado, gasoso no seu estado fundamental absorve energia, o elétron pode se transferir de um nível energético quantizado para outro. A energia requerida dos metais alcalinos é baixa, devido a estes apresentarem configuração eletrônica com apenas um elétron na camada de valência, Assim, o elétron é mais facilmente removido de um átomo, pois está menos firmemente preso a ele. Consequentemente os metais tem alto poder redutor, e é a espécie oxidada.
No primeiro experimento, foi observada a coloração da água após adicionar fenolftaleína. O meio permaneceu incolor, pois o pH estava próximo de 8.
Após inserir pequena quantidade de sódio metálico na água, este reduziu a água, liberando hidrogênio e hidroxila. A efervescência dessa reação é violenta e pode até liberar faísca. A nova coloração apresentada foi rosa, pois o meio se tornou alcalino. A reação ocorrida foi a formação de hidróxido de sódio e a liberação do gás hidrogênio:
Na(S) + H2O > NaOH + H2
O sódio apresenta superfície de corte metálica e branca na superfície. É um metal muito reativo e deve ser armazenado em local livre de umidade, razão pela qual é mantido imerso em líquidos inertes. Normalmente se usam os hidrocarbonetos desidratados, como o querosene.
c) Alumínio
Quando o alumínio teve sua superfície lixada e entrou em contato com a água, foi formada em sua superfície uma camada apassivadora de óxido de alumínio. Essa camada protetora atua como uma película, impedindo que o alumínio continue reagindo com a água. Por isso, visualmente, o alumínio é inerte frente à água. Consequentemente a coloração observada foi rosa.
Pelo fato do alumínio se encontrar na família 3, ele tem menor reatividade do que o sódio. Ele reagiu após certo tempo com a água. Após