Quimica
....1931 - Kuhn, Lederer e Winterstein Primeiras separações de importância. .....1938 - Izmailov e Shraiber Cromatografia em camada fina. .....1941 - Martin e Synge - Cromatografia de partição líquido-líquido - CLL. .....1944 - Consden, Gordon e Martin Cromatografia em papel. .....1949 - Speeding e Tompkins Cromatografia de troca iônica.
Dra Janice Druzian Depto Análises Bromatológicas UFBa-Faculdade de Farmácia
.....1959 - Porath e Flodin - Cromatografia por exclusão por tamanho. .....1966 - Piel - Cromatografia a líquido moderna.
..A cromatografia líquida de alta resolução (HPLC) é uma técnica cromatográfica que se baseia na separação química de componentes de uma amostra em coluna na qual a fase estacionária é um enchimento sólido ou liquido de partículas de reduzidas dimensões (5-10 micra), uma fase móvel líquida que é bombeada para coluna e sistemas de detecção contínua do eluato. Dependendo do sistema e tipo de coluna empregados podemos ter cromatografia de adsorção, de partição, troca iônica e cromatografia gel (GPC). .....A HPLC é empregada nas separações de elementos ao nível de traços em matrizes complexas, fornecendo resultados rápidos, exatos e precisos. Além disso, permite análises multielementares em uma única injeção com alta resolução, sensibilidade e seletividade, para as quais necessita de apenas alguns microlitros de amostra.
Uma variação da cromatografia líquida de coluna aberta que utiliza bombas de alta pressão para aumentar a eficiência das separações
.....O emprego de altas pressões determinou o primeiro nome da técnica "HIGH PRESSURE LIQUID CHROMATOGRAPHY" HPLC - para diferenciá-la da cromatografia a líquido clássica que opera à pressão ambiente.
• •A fase móvel é um líquido • • •A fase estacionária é um sólido ou líquido de alto p.e. sobre um suporte sólido ou um adsorvente sólido
Liquido-Sólido - polaridade. Líquido-Líquido