Comportamento organizacional
Introdução
O mundo dos negócios hoje, è caracterizado pelas ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconómico. Como resultado dessas mudanças no ambiente, as organizações são impulsionadas a adoptarem novas estratégias, requerendo com isso, lideranças que não se restringem apenas em planear, organizar e controlar.
Segundo Schein (2001), a cultura é derivada de três forças: as crenças, valores e pressupostos dos fundadores; o aprendizado do grupo e novas crenças; valores e pressupostos trazidos por novos membros e líderes. Tal como afirmam Kotter e Heskett (1994) a liderança deve estar atenta às mudanças e que através dos valores é preciso ajudar as empresas a adaptarem-se a um ambiente competitivo e mutável.
Entende-se assim, que os líderes do mundo dos negócios de hoje precisam ser pessoas com habilidades humanas em alto grau de refinamento, com consciência da importância das pessoas e da necessidade de gerir de maneira constante os processos de mudança através da cultura organizacional, influenciada pelo tipo de modelo de gestão, pelo comprometimento dos colaboradores, pelas crenças e tabus, pelo tipo de liderança, entre outros factores.
O presente trabalho cujo tema è “Cultura e desenvolvimento organizacional”, tem por objectivo analisar a contribuição da cultura organizacional no contexto organizacional e sua influência no desenvolvimento das organizações.