Quimica
O ensaio de dureza de Brineel é especialmente utilizado em materiais metálicos, sendo o primeiro ensaio normatizado e empregado na engenharia e metalurgia. O processo consiste em colocar um penetrador esférico e duro com 10 mm de diâmetro, que é forçado contra uma superfície do metal a ser testado. Durante o processo a carga mantem-se constante, dentre 10 e 30 segundos, variando entre 500 e 3000 kg.
* Descreva sucintamente o ensaio de Dureza Rockwell
Por ser um processo facilmente de ser executado e por não exigir qualquer habilidade, torna-se um dos processos mais utilizados internacionalmente para medir a dureza. Consiste em um método de medição direta da dureza, sendo um processo que emprega o sistema de pré-carga.A dureza é obtida através da diferença de intensidade de penetração de uma pequena carga aplicada por uma de maior amplitude. Portanto a primeira escala utilizada é de 10 kg, seguindo de 60,100 ou 150kg.
* Descreva sucintamente o ensaio de Dureza Vickers
O ensaio de dureza vikres prevalece os materiais frágeis, ou seja, este método incide em materiais baseados em ensaios laboratoriais. Para cada ensaio é usado um penetrador de diamante pequeno com geometria piramidal que é forçado contra a superfície do corpo de prova, portanto pode ser chamado também de pirâmide de diamante.
* Compare os três ensaios de dureza indicando quais as vantagens e desvantagens de cada um deles.
O ensaio de dureza tem a capacidade de determinar o número de índice de dureza que é encontrado com base no tamanho ou profundidade da impressão resultante. Existem diversas técnicas de ensaio de dureza como: Brinell,Rockwell,vickers. Uma desvantagem do ensaio de Brinel é o fato da esfera usada no teste provocar uma endentação mais profunda e mais larga, com isto a dureza medida no teste abrange uma porção maior de material.
Já a vantagem deste ensaio pode-se ser dita como método de