quimica
O elemento ferro é muito antigo e importante na história da humanidade, é o metal mais utilizado dentre todos os metais, está presente em muitos minerais diferentes, as mais importantes fontes dos óxidos de ferro são, a hematita (Fe2O3) e a magnetita (Fe3O4). Para as plantas e os animais, o ferro é o elemento mais importante dentre os metais de transição. Sua importância biológica reside na variedade de funções que seus compostos desempenham, por exemplo, no transporte de elétrons em plantas e animais (citocromos e ferredoxinas), no
transporte
de
oxigênio
no
sangue
de
mamíferos
(hemoglobina), no armazenamento e absorção de ferro (ferritina e transferrina) como componente da nitrogenase (a enzima fixadora de nitrogênio das bactérias). O ferro forma diversos complexos de estruturas pouco comuns, como o ferroceno.
Os principais estados de oxidação do Ferro são (+II) e (+III). O Fe (+II) é a espécie mais estável, e existe em solução aquosa. O Fe (+III) é ligeiramente oxidante, mas as estabilidades dos íons Fe(+II) e Fe(+III) são mais semelhantes que as estabilidades dos elementos dos grupos anteriores nos mesmos estados de oxidação.
A ferrugem é um nome conhecido para um composto muito comum: o óxido de ferro. O óxido de ferro, cuja fórmula é Fe 2O3, é comum porque o ferro se combina rapidamente com o oxigênio, tão rapidamente que quase não encontramos ferro puro na natureza.
Para que o ferro se torne óxido de ferro, são necessárias três coisas: ferro, água e oxigênio. Eis o que acontece quando eles ficam juntos: quando uma gota de água atinge um objeto de ferro, duas coisas começam a acontecer quase que imediatamente. A primeira é que a água (um bom eletrólito) se combina com o dióxido de carbono do ar para formar um ácido carbônico fraco, que é um eletrólito ainda melhor. Conforme o ácido se forma e o ferro se dissolve, uma parte da água irá começar a se quebrar em seus dois componentes: hidrogênio e