Quimica
No núcleo de um átomo estão os prótons e os nêutrons e girando em torno desse núcleo estão os elétrons. Cada núcleo de um determinado elemento químico tem o mesmo número de prótons. Esse número define o número de atômico de um elemento e determina a posição do elemento na tabela periódica. Em alguns casos acontece de um mesmo elemento ter átomos com números diferentes, estes são chamados de isótopos.
Prótons
O próton é uma partícula fundamental na estrutura atômica, juntamente com os nêutrons formam todos os núcleos atômicos, exceto para o hidrogênio, onde o núcleo é formado de um único próton.
A massa de um átomo é a soma das massas dos prótons e nêutrons. Como a massa do elétron é muito pequena, cerca de 200 vezes menor que a dos prótons, não é considerada. A massa do átomo é muitas vezes representada pela letra (A). O que caracteriza um elemento é o número de prótons do átomo, conhecido como número atômico do elemento, é muitas vezes representado pela letra (Z). O número da massa (A) do átomo é formado pela soma do número atômico (Z) do átomo com o número de nêutrons (N) do átomo, ou seja, A = Z + N.
Nêutrons
O nêutron são partículas neutras que fazem parte da estrutura atômica dos átomos, juntamente com os prótons. Ele tem massa, mas não tem carga. A massa é muito parecida com a do próton. O nêutron se localiza na porção central do átomo (núcleo). Para se calcular a quantidade de nêutron que um átomo possui basta fazer a subtração entre o número de massa (A) e o número eletrônico (Z).
Elétrons
O elétron é uma partícula subatômica que circunda o núcleo atômico,