Nao sei 2
Briófitas são plantas com isto elas são eucariontes, fotossintetizantes e multicelulares.
As briófitas não possuem vasos condutores devido a esta falta de vasos condutores a agua absorvida do meio ambiente são transportadas de células para células com isso o transporte de agua é muito lento por este motivo elas são pequenas e baixas elas vivem de preferencia em lugares úmidos e com sombreados. As briófitas são plantas eretas; as hepáticas crescem "deitadas" no solo. Algumas briófitas vivem em água doce, mas não se conhece nenhuma espécie marinha.
Existem dois tipos de briófitas que são mais conhecidas são os musgos e as hepáticas. Mas os musgos são bem mais fáceis e comuns de achar em paredes úmidas, em vasos de plantas, etc. Os musgos tem duas gerações diferentes, que se alteram num ciclo reprodutivo: Uma geração é clorofilada, haploide, e a outra geração é diploide, que cresce apoiada num musgo da primeira geração. A segunda geração tem menor tempo de vida do que a primeira. O corpo das briófitas são formados basicamente de três partes ou estruturas:
Rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente;
Cauloide - pequena haste de onde partem os filoides;
Filoides - estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.
As Briófitas também podem ser divididas em duas partes chamadas de gametófito e esporófito. O gametófito é a parte permanente das briófitas já o esporófito só dura ate produzir esporos.
Reprodução das briófitas
As briófitas se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. Elas dependem da água para a reprodução sexuada. Nesta situação, os gametas masculinos (anterozoides) se deslocam, com auxílio de seus flagelos, até os gametas femininos da planta (oosfera). Ao fecundar, o zigoto sofre mitoses e forma um embrião.
O embrião se desenvolve por meio de novas mitoses e dá origem ao esporófito. Em sua cápsula,