QUIMICA
1 OBTENÇÃO DO OXIGÊNIO
Coletou-se o oxigênio no frasco de tubo de ensaio (4 tubos), deixando-os de cabeça para baixo tampados com rolha, conforme demonstração na figura 2.
1 2 3 4
Oxigênio O2 Figura 2: Armazenamento do oxigênio O2
Reação inicial da obtenção do oxigênio:
2KMnO4 + 3H2O2 2KOH(aq) + 2MnO2 + 3O2 + 2H2O
2 REAÇÕES DE NÃO METAL COM OXIGÊNIO
1 ENXOFRE
Pegaram-se uns dos tubos de ensaio com oxigênio, aqueceu uma pequena quantidade de enxofre e rapidamente retirou-se a rolha do tubo de ensaio e logo se colocou o enxofre aquecido, retirou-se o enxofre e tampou-se novamente, nisto, surgiu-se uma chama azul, adicionou água no tubo e agitou-se e observou-se que no fundo do tubo de ensaio ficou uma pequena quantidade de enxofre.
Tubo 1: Mediu-se o pH com indicador universal, 3, sendo uma solução ácida, conforme a escala de pH.
Figura 5: Escala de pH
Disponível em: http://andre-godinho-cfq-8a.blogspot.com.br/2012/12/escala-de-ph.html
Acessado em: 08 de Out de 2014 as 20 horas e 47 minutos
Tubo 2: Pegou-se o primeiro tubo e adicionou uma gota de solução diluída (0,01 mol/L) de permanganato de potássio e agitou-se. Logo se pegou um tubo de ensaio vazio adicionou-se água destilada e adicionou-se uma gota de permanganato de potássio.
Tubo: Enxofre + Oxigênio + Permanganato de Potássio = A solução ficou incolor
Tubo: Água destilada + Permanganato de Potássio = A solução ficou rósea
2 CARVÃO
Introduziu um carvão aquecido em tubo de ensaio com oxigênio, logo depois retirou-se e tampou com uma rola e agitou-se, depois retirou-se a rolha e adicionou água destilada e mediu-se o pH 5, sendo uma solução ácida. Logo depois adicionou hidróxido de bário e observou-se que a solução ficou incolor.
C(carvão) + O2 CO2
(