Quimica
Identificar, por meio da cor produzida na chama, alguns cátions.
Observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o Modelo Atomico de Bohr.
Verificar a distribuição eletrônica dos elementos.
Reconhecer os limites do Modelo de Bohr.
Tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético.
2 Introdução Teórica
Um modelo atômico é uma representação que procura explicar o fenômeno relacionado a estrutura da matéria e as formas como ela se expressa, onde visa dar uma expansão sobre a estrutura microscópica da matéria e deve ser capaz de prever outros fenômenos associados a ela.
A partir deste modelo de Bohr, ficou estabelecido que os átomos possuem regiões especificas disponíveis para acomodar seus elétrons – as chamadas camadas eletrônicas.
3.1 Os postulados de Bohr
Usando conceitos quânticos desenvolvidos para a luz, Bohr propôs os seguintes postulados para o átomo:
- O elétron move-se em orbitas circulares em torno do núcleo do átomo.
- A energia total de um elétron (potencial+cinética) não pode apresentar qualquer valor, mas sim valores múltiplos de um quantum.
- Apenas algumas orbitas eletrônicas são permitidas para o elétron e ele não emite energia ao percorrê-las.
- Quando o elétron passa de uma orbita para a outra, emite ou absorve um quantum de energia.
O teste da chama esta fundamentado nos princípios do modelo de Bohr , de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da camada de valência absorvem essa energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um ou mais elétrons excitados retornam ao estado fundamental, eles emitem uma quantidade de energia radiante igual aquela absorvida, cujo comprimento de onde é característico do elemento e da mudança de nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular pode ser utilizada para identificar