QUIMICA
Reciclagem é o processamento de resíduos industriais e domésticos (como papel, vidro, alguns metais e plástico) de modo que possam ser reutilizados, poupando assim em matérias-primas escassas, abrandando o esgotamento de recursos não renováveis e contribuindo para reduzir a poluição. Quais as vantagens da reciclagem?
Muitas das vantagens da reciclagem são bastantes óbvias.
Quanto mais se utilizar materiais reciclados, menos será preciso usar materiais «virgens». Como o «lixo» já foi tratado, geralmente gasta-se menos energia para criar produtos reciclados do que para se produzir os mesmos produtos a partir de materiais novos. A reciclagem cria mais postos de trabalho do que a recolha e amontoamento do lixo e, ao mesmo tempo, reduz os prejuízos causados ao ambiente por um acumular indiscriminado desse mesmo lixo.
Actualmente,sabemos que a questão dos resíduos é um problema que diz respeito a todos.
A participação activa e empenhada dos consumidores no processo de reciclagem começa com a separação das embalagens usadas por tipo de material de que é feito: plástico e metal, papel e cartão, vidro e madeira.
Os resíduos de embalagens devem depois ser colocados nos equipamentos apropriados disponibilizados pelas Autarquias para o efeito. Em Portugal têm vindo a ser progressivamente implantados vários equipamentos que permitem a participação dos consumidores na recolha selectiva tais como: ecopontos, ecocentros e cestos ou sacos específicos para a recolha porta e porta.
Quais as desvantagens da reciclagem?
As desvantagens da reciclagem são as dificuldades na recolha e destino dos materiais separados e o garantir um fornecimento contínuo de matéria-prima de boa qualidade aos compradores.
Tipos de reciclagem
Além de ecologicamente correcta, a reciclagem, pode ser viável economicamente e lucrativa, tanto para os recicladores como para as indústrias de transformação.
Existem actualmente três tipos de reciclagem: a Reciclagem