Mulheres peneirando trigo
A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se pela objetividade. O termo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX.
1. Qual o nome da obra? Ou seu título? Mulheres Peneirando Trigo - Les Cribleuses de blé
2. Quem é o autor da obra?
Courbet, Gustavo. Courbet foi considerado o criador do realismo social na pintura, pois procurou retratar em suas telas, temas da vida cotidiana, principalmente de classes populares. Tinha uma simpatia particular por trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade do século XIX.
3. Quando a obra foi realizada?
A obra foi iniciada em 1854 e finalizada em 1855.
4. Onde foi feita? (País e cidade)
Em Paris, na França.
Primeiro estágio de análise:
O primeiro estágio da análise é chamado nível primário e diz respeito às qualidades da obra em relação a ela mesma, isto é, a tudo aquilo que não dependa diretamente da relação entre a obra e o meio ou entre a obra e a interpretação que se tem dela.
5. A imagem é bi ou tridimensional? (Pintura, desenho ou escultura?)
Bi dimensional. Foi escolhida uma pintura.
6. Quais as medidas da obra? (tamanho e proporção)
As dimensões são: 131 x 167 cm
7. De que material é feita?
O material usado é a lona.
8. Qual a técnica adotada?
A técnica usada é óleo.
9.Lançando um primeiro olhar sobre a obra, o que você vê? Como são as figuras? É possível identifica-las? Se abstrata: quais as formas perceptíveis? Esta pintura não tem um perfeito uso da linha e da forma. A tela representa o cotidiano da vida de camponeses. Figuras femininas realizam a tarefa de peneirar o trigo e são representadas de maneira quase fotográfica. A moça do primeiro plano aproxima-se de uma representação universal do trabalho que consome a juventude. Ilustra paredes sujas, uma mulher deitada, peneirando com um olhar entediado no rosto e outra,