Trabalho de iluminismo
REALISMO
Movimento Artístico
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP MATRIZ
CAMPO GRANDE – MS
MAIO DE 2013
RAFAEL FERNANDES RODRIGUES
REALISMO
Movimento Artístico
Trabalho apresentado pelo aluno: RAFAEL FERNANDES RODRIGUES RA: 6064460171 Universidade Anhanguera Uniderp – Matriz Campo Grande - MS
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP MATRIZ
CAMPO GRANDE – MS
MAIO DE 2013
O REALISMO
Movimento Artístico
[pic]
Zélie Courbet / por Gustave Courbet
A Segunda Revolução Industrial proporcionou um ambiente oportuno para o surgimento do Realismo, pois houve uma tendência para romper-se com o passado.
O Realismo - 1850/1900 - está profundamente ligado ao ambiente social do final do século 19. Relaciona-se tanto à sua face otimista - a crença no avanço à ciência e do progresso - como a seu lado cruel: a desigualdade social, a miséria, a terrível exploração do trabalho.
A maior expressão do Realismo foi o francês Gustave Courbet. Sua pintura é dotada de um sentimento de vitalidade natural ao abordar cenas do cotidiano, o que provam suas telas Preparativos da Noiva e Enterro em Ornans.
Outro destaque do Realismo, apesar de já usar a técnica impressionista, foi Henri de Toulouse-Lautrec que foi o introdutor dos cartazes. Seu mundo era o dos seres humanos, pois costumava dizer que 'Apenas a figura existe, a paisagem deve ser acessório'.
Segundo Bertolt Brecht, o realismo não é o que as coisas reais parecem, mas o que elas realmente são.
As sobrevivências acadêmicas existentes nos românticos são combatidas pelos Realistas, na segunda metade do século 19. O Realismo é a representação das