CIÊNCIAS SOCIAIS
Acão Social: refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada baseando-se nesses eventos. posto que o indivíduo executando ações sociais não é passivo, mas (potencialmente) ativo e reativo. São 4 tipos:
1)Ação Racional com relação a fins
Motivada por fins objetivos. Para atingir seus fins, o indivíduo planeja e executa seus planos utilizando-se dos meios que considera mais adequados para atingir seus objetivos.
A racionalidade econômica capitalista é exemplo desse tipo de ação. Nesta perspectiva, para Weber, o individualismo e a racionalização de condutas são elementos centrais da modernidade.
2) Ação Racional com relação a valores
Motivada por crenças em valores morais, religiosos, políticos etc.
Neste tipo de ação o que importa para o indivíduo é seguir os princípios que mais lhe são caros, não importando o resultado de sua conduta, o que lhes impele é a lealdade aos valores que orientam sua conduta.
3) Ação Afetiva
Guiada por uma conduta emocional. Sentimentos como raiva, ódio, paixão, desejo, ciúme orientam sua conduta.
Muitas vezes, o resultado dessas ações não é o esperado pelo agente, em virtude da irracionalidade de seu ato. Os crimes passionais são exemplos típicos deste tipo de ação social.
4) Ação Tradicional
Guiada pela tradição, costumes arraigados que fazem com que os indivíduos ajam em função deles.
É uma espécie de reação a estímulos habituais. Exemplo disso é o hábito de saudarmos as pessoas com expressões como "bom dia", "boa noite", "fique com Deus", independentemente de termos grande afinidade com elas ou mesmo alguma fé. Para Weber é difícil perceber até que ponto o agente age conscientemente ao empreender este tipo de ação.
Karl Marx
• Luta de classes: a luta de classes é o confronto entre duas classes antagônicas na luta por seus interesses de classe.
No modo de produção capitalista, a relação antagônica se faz entre o burguês, que é o