quimica
O petróleo é um líquido natural, inflamável, oleoso, de cheiro característico e com densidade menor que a da água. É uma mistura complexa de hidrocarbonetos, ou seja, de substâncias orgânicas formadas apenas por hidrogênio e carbono. Na sua mai-oria são hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. O petróleo pode conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Sua cor pode variar do incolor ao marrom ou preto, passando pelo verde e marrom-claro. É a principal fonte de energia da atualidade, daí sua enorme importância. Existem petróleos leves, médios e pesados, além de óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. A palavra petróleo vem do latim petroleum, de petrus (pedra) e oleum (óleo).
A busca começa nas chamadas bacias sedimentares. São depressões na superfície da terra ou no fundo do mar que, durante milhares de anos, foram sendo preenchidas por vários tipos de materiais, inclusive restos orgânicos, e que dão origem ao petróleoO segundo método chama-se gravimetria. É usado um instrumento em forma de pêndulo capaz de medir a força de gravidade. O campo gravitacional da Terra é quase constante, mas pode variar um pouco quando há formações rochosas curvas dentro da crosta terreste. Nessas regiões geralmente encontram-se as formações porosas que abrigam petróleo.
A terceira forma de investigação é chamada método sísmico. Os técnicos abrem um furo de cerca de um metro na terra e colocam cargas de dinamite. Em regiões próximas, colocam microfones supersensíveis. Cerca de seis segundos depois da dinamite ser detonada, os equipamentos são capazes de captar os ecos da explosão em regiões mais profundas. Esses ecos são gravados e levados para um computador capaz de dizer qual o tipo de solo existente na região.Esse é o principal método usado para pesquisar em regiões marítimas. No mar, são usados canhões de ar para provocar a explosão.