Quimica
INTRODUÇÃO ___________________________ 1
OBJETIVO __________________________ 2
MATERIAIS UTILIZADOS ___________________ 3
REAGENTES _________________________ 4
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS ______________ 5
RESULTADO E DISCUSSÕES _____________________ 6
CONCLUSÃO ______________________ 7
BIBLIOGRAFIA ________________________ 8
Cromatografia em Papel.
Introdução.
Cromatografia é um método físico-químico de separação de sólidos dissolvidos em uma solução por meio da migração diferencial de seus componentes em duas fases imiscíveis (fase móvel e fase estacionária).
A Cromatografia em papel obtém esse nome, porque utiliza-se para a separação e identificação das substâncias ou componentes da mistura a migração diferencial sobre a superfície de um papel de filtro de qualidade especial (fase estacionária). A fase móvel pode ser um solvente puro ou uma mistura de solventes.
Este método é muito útil para separar substâncias muito polares, como açúcares e aminoácidos. Possui o inconveniente de poder-se cromatografar poucas quantidades de substância de cada vez.
Esse experimento tem como objetivo observar como ocorre a separação dos componentes de uma mistura por meio da técnica de cromatografia em papel, ou seja, a separação dos pigmentos na tinta de caneta.
2. Objetivo
- Separação dos pigmentos na tinta de caneta.
Material Utilizado.
4 Béqueres
6 Canetas esferográficas (azul, preto, verde, roxo, rosa, vermelho)
Reagentes.
Álcool etílico (semi-polar)
Acetona (apolar)
Água (polar) 5 . Procedimentos experimentais.
Utilizaram-se três béqueres de 250 ml cada para fazer a cromatografia em papel. Em seguida, em um béquer colocou-se álcool etílico (50 ml), em outro acetona (40 ml) e no último colocou-se água (50 ml). Usou-se papel de filtro e cortou-o. Logo após fez-se uma linha horizontal de 2 cm de altura, utilizando um lápis e fez-se três pontos com seis canetas esferográficas diferentes (vermelho, rosa, azul, preto, roxo com glitter e