Quimica
São mudanças que ocorrem no meio ambiente, resultados de atividades de uma organização. A ideia de impactos ambientais é quase sempre associada à geração de eventos indesejáveis, ou seja, agressões ao meio ambiente. A identificação dos impactos ambientais é importante, sobretudo para realização da avaliação de desempenho ambiental da organização. Essa avaliação é na realidade, uma ferramenta gerencial para auxiliar a identificar e avaliar com realismo e objetividade, se os processos produtivos, produtos e serviços estão de acordo com os padrões estabelecidos pela alta administração na política ambiental, legislação ou outros documentos e compromissos assumidos pela empresa. A avaliação feita inicialmente deve ser repetida ao longo do desenrolar das atividades da empresa a coleta de dados, esse processo deve ocorrer para que se obtenha melhorias e aperfeiçoamento contínuos; Após será verificado e refeito com mais dados pelas auditorias ambientais internas e externas para verificação de conformidades.
Os principais aspectos e impactos ambientais podem ser divididos em três categorias.
Problemas globais:
Ex: . Efeito Estufa(aquecimento global).
Problemas regionais:
Ex: .Locais de Despejo de Resíduos Sólidos (lixões ativos).
Problemas locais:
Ex: . Exposição de Trabalhadores a Produtos (Químicos Tóxicos).
- Alguns dos principais agentes da poluição:
Dióxido de carbono (CO2) gerado a partir da combustão de materiais fósseis(petróleo carvão e madeira).
Dióxido de enxofre (SO2) gerado pela combustão de materiais fósseis (em motores diesel, combustão em caldeiras, veículos.
Mercúrio (Hg) utilizado na produção de cloro, mineração de ouro, fabricação de tintas, pilhas e papel entre outros.
Radiação resultante de acidentes em usinas nucleares ou do manejo inadequado de materiais e resíduos radioativos ou até mesmo da explosão de bombas atômicas.
Fosfato utilizados em fertilizantes e detergentes e também resultado de dejetos da criação de