quimica
Introdução
Algumas famílias de elementos (linhas verticais da Tabela Periódica) são
Caracterizadas por nomes relevantes a alguma de suas propriedades. Por exemplo, os elementos do Grupo IA são frequentemente chamados de metais alcalinos, uma vez que seus compostos são cáusticos ou, como o nome sugere, “Alcalinos”. Os elementos do Grupo IIA são conhecidos como metais alcalinos terrosos, pois estes elementos encontram-se nos minerais e alguns de seus compostos também são cáusticos. Já os elementos do Grupo VIIA são chamados halogênios, derivando o nome do grego “formadores de sais”. Os referência ao seus estado físico e baixa, praticamente inexistente, reatividade química.
De uma maneira ainda mais ampla, os elementos podem também ser classificados como metais, semimetais, e não-metais. Este critério de classificação está baseado, principalmente, nas propriedades elétricas desses elementos, pois “o que chamamos de caráter metálico é, na verdade, um conjunto de propriedades baseadas no seguinte fato geral: um elemento é tanto mais metálico quanto maior é sua capacidade de perder elétrons”.
Materiais
Cápsulas de porcelana
Vidro relógio
Tubos de ensaio
Pipetas de 5ml
Alça metálica
Pinça metálica
Pinça de madeira
Espátula
Papel de filtro
Aquecimento
Procedimento
a) Colocar uma pequena porção de carbonato de cálcio (CaCO3) em um Becker. Juntar 3,0 ml de solução de ácido clorídrico (HCl) e observar. Esperar até que não mais se note a presença de carbonato de cálcio (se for necessário, acrescentar mais ácido).
Aspecto do carbonato de cálcio (CaCO3):
Pó branco
Aspecto da solução de ácido clorídrico (HCl):
Líquido transparente
Observações após a junção dos reagentes:
Desprendimento de gases
b) Em três tubos de ensaio, adicionar respectivamente sacarose, cloreto de zinco (ZnCl2) e cloreto de sódio (NaCl) (todos no estado sólido). Aquecer, com o auxílio de uma pinça de madeira, cada um dos tubos até observar