quimica
Curso: Química Ambiental
Prof.º: Berghem Morais Ribeiro
Acadêmica: Adriana Veras Cabral
GURUPI
2014
Introdução O cerrado está localizado basicamente no planalto central do Brasil, abrange 13 estados brasileiros e é o segundo maior Bioma do país em área, apenas superado pela Floresta Amazônica. Trata-se de um complexo vegetacional, que possui relações ecológicas e fisionômicas com outras savanas da América Tropical e de continentes como a África (COLE,1958). De acordo (SANO, 1998) o cerrado corresponde as “Oreades” no sistema de Martius, e ocupa mais de 2 000 000 km², sendo a savana mais rica em diversidade do mundo e o segundo maior Bioma do país. Posicionado na região central no país, faz limite com a Floresta Atlântica, a Floresta Amazônica, a Caatinga e o Pantanal. Representado também por 23% do território brasileiro. Ocorre em altitudes que variam de 300m, a exemplo de baixada Cuiabana, a mais de 1600m, na chapada dos veadeiros em Goiás.
O Cerrado é marcado principalmente pelo clima tropical, com uma estiagem que se prolonga por aproximadamente cinco meses. No mês mais seco, a quantidade média de chuva atinge 30 mm, podendo chegar à zero.
A paisagem do Cerrado é composta por um complexo vegetacional, possuindo uma alta biodiversidade, com cerca de um terço da diversidade do país. O cerrado é um dos maiores biomas do território nacional. Localizado no centro do Brasil, é também o mais desmatado: hoje, restam apenas 20% da vegetação original. Entre outras causas da devastação, pode-se citar a agropecuária, principalmente a plantação de soja, que é direcionada para o mercado externo e tem ocupado grandes territórios originais do cerrado.
Atualmente, o bioma passa por um avançado processo de descaracterização, suas árvores tortas dando lugar a mares de soja, algodão, cana, eucalipto e pastagens para crescentes rebanhos de gado. O estágio de conservação de áreas de Cerrado é pouco