Quimica
Experimento 2
Preparo de Amostras
Nome: Gabriela Basso
No USP: 7984665
Objetivo:
O objetivo do experimento é realizar três métodos diferentes para o preparo de amostras: precipitação proteica, digestão por via seca e digestão por via úmida.
Resultados Experimentais:
Para o preparo da amostra utilizando o método da digestão por via úmida foi feita a digestão do espinafre para a exemplificação. Nesse caso, obtivemos um liquido esverdeado que foi transferido para um balão volumétrico que foi completado com agua destilada, e assim, estava pronto para a analise.
O método da digestão por via seca foi aplicado para amostras de leite em pó e apos o experimento, cinzas claras foram obtidas, e posteriormente foram dissolvidas com agua destilada. Apos estes procedimentos as amostras estavam prontas para analise.
O método da precipitação proteica também foi aplicado para amostras de leite em pó. Apos os procedimentos experimentais, obteve-se um precitado branco homogêneo e inodoro, que estava pronto para a analise quantitativa do cálcio.
Questões:
1) Discuta os três métodos de preparo de amostras vistos neste experimento (vantagens e desvantagens, limitações, tipos de amostras para as quais sao aplicadas, etc).
A digestão por via úmida tem como vantagens ser um método rápido e a completa dissolução da amostra. Entretanto possui a desvantagem de alto custo devido a utilização de oxidantes, além de que aumenta o risco de contaminação, assim o método fica sujeito a fontes de erros.
A digestão por via seca tem como vantagem a fácil realização do processo, uma vez que o operador não precisa estar constantemente observando e manuseando a amostra durante a digestão, além de que o resultado é relativamente eficiente. Esse método permite digerir uma grande quantidade de amostra, o que permite a sua utilização na identificação de contaminantes