Quimica
Quando se substitui um átomo de hidrogênio do etano por um átomo de cloro, podese obter somente uma substância, pois, qualquer que seja o hidrogênio substituído, a estrutura obtida será sempre a mesma:
⇒
Porém, quando se substituem dois átomos de hidrogênio por dois átomos de cloro, obtêm-se duas substâncias diferentes, pois podem ocorrer duas possibilidades: a) os dois hidrogênios substituídos estão ligados ao mesmo carbono: b) os dois hidrogênios substituídos estão ligados a carbonos diferentes:
C2H4Cl2
1-1-dicloroetano 1-2-dicloroetano
Os dois compostos diferentes possuem os mesmos átomos, na mesma quantidade, mas apresentam estruturas diferentes. Esse é um exemplo do fenômeno denominado isomeria.
Isomeria: fenômeno caracterizado pela ocorrência de duas ou mais substâncias diferentes, que apresentam a mesma fórmula molecular mas diferentes fórmulas estruturais.
O estudo da isomeria será dividido em duas partes: plana e espacial (estereoisomeria).
552
PARTE 3 — QUÍMICA ORGÂNICA
ISOMERIA PLANA
Nesse tipo de isomeria, verifica-se a diferença entre os isômeros através do estudo de suas fórmulas estruturais planas. A seguir, vamos estudar os cinco casos de isomeria plana. Isomeria de função: os isômeros pertencem a funções diferentes.
Fórmula molecular C2H6O
Isômeros Função e fórmula estrutural álcool Função e fórmula estrutural éter H3C
CH2 aldeído OH O
H3C
O cetona CH3
C3H6O
O H3C C CH3 O H3C C O fenol H3C
CH2 ácido C H éster C3H6O2
O H3C CH2 C OH álcool CH3 OH CH3
C7H8O
CH2
OH
Isomeria de cadeia ou núcleo: os isômeros pertencem à mesma função, mas apresentam diferentes tipos de cadeia. Isômeros Função e fórmula estrutural aldeído Fórmula molecular
Função e fórmula estrutural aldeído O C4H8O H3C CH2 CH2
(reta) hidrocarboneto
O C H
C H
H3C
CH CH3
(ramificada) hidrocarboneto
C3H6
H2C
CH
(aberta)
CH3
CH2 H2C