quimica
Ouricuri
2014
José Guilherme 1º A
Condutibilidade elétrica de soluções eletrolíticas e não eletrolíticas
Prof. Erivaldo
Ouricuri
2014
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do experimento é entender as ligações químicas, saber as características das ligações iônicas e das ligações moleculares identificando soluções eletrolíticas e soluções não eletrolíticas.
Experimento:
Você com certeza já ouviu os mais velhos falarem que é bom tomar banho de chinelos de borracha para evitar levar choque elétrico por causa do chuveiro; ou que não se deve permanecer na piscina quando está relampejando. Estes e outros fatos cotidianos estão relacionados com nossa prática de hoje, mas afinal o que é a corrente elétrica?
Corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons ou de cargas elétricas em movimento. Sendo assim, para que ocorra condução de corrente elétrica em um circuito é necessário que em toda sua extensão existam cargas elétricas e que estas possam se movimentar.
Um material é dito condutor se for capaz de efetuar um transporte de carga elétrica sob a forma de uma corrente elétrica. Já um material é dito isolante quando não for capaz de conduzir ou conduz pouquíssima corrente elétrica.
Algumas substâncias quando dissolvidas em água formam soluções que conduzem corrente elétrica, estas soluções são classificadas como condutores de segunda classe. Em 1887, o químico Sueco Svante August Arrhenius denominou eletrólito todas as substâncias capazes de conduzir a corrente elétrica em solução aquosa e não-eletrólito as substâncias que não são capazes de conduzir a corrente elétrica em solução aquosa.