Quimica
Química Orgânica Experimental III
MODELO DE RELATÓRIO setembro 2004
Prof. Dieter Stuche
Considerações gerais : E laborar em linguagem impessoal e tempo verbal no passado.
Exemplo : Foi observado..... . As estruturas químicas devem ser apresentadas com numeração em algorismos ará bicos, sendo citadas no texto na primeira vez pelo nome acompanhado entre parênteses da numeração correspondente. Nas subsequentes citações da mesma substância pode-se referir apenas ao seu número. Tabelas e figuras devem conter legendas e serem discutidas no texto. As legendas das figuras ficam em baixo e as das tabelas em cima das mesmas.
Parte pré -textual (páginas não numeradas)
0,5 ponto
Resumo (descrição sucinta do trabalho efetivamente realizado; obrigatório)
Lista de abreviaturas
Lista de figuras, tabelas etc.
Agradecimentos
Índice (obrigatório)
1 - Introdução (páginas numeradas iniciando com pág.1)
1,0 ponto
Deve conter o histórico da(s) substância(s) em questão, análises existentes na literatura para esta(s) mesma(s) substância(s), importância e aplicações.
2 - Objetivos
0,5 ponto
Relatar numa frase só o(s) exato(s) objetivo(s) do projeto (sem justificativas etc.!)
3 - Estratégia
3.1- Retroanálise
2,0 pontos
Procurar na literatura diferentes rotas e/ou métodos de obtenção da(s) substância(s) alvo(s) do projeto e apresentar o resultado da pesquisa bibliográfica em forma de retroanálise (Figura 1) junto com uma descrição sucinta no texto. Neste item devem ser indicadas todas rotas encontradas e referenciadas as fontes bibliográficas consultadas.
Exemplo : Foram encontradas duas rotas sintéticas para a obtenção do paracetamol, uma partindo de fenol e a outra de p -nitrofenol, representadas por retroanálise no esquema a seguir..................................................:
NH2
N
C
CH3
O
C
CH3
O
H
C
N
Rota 1
CH3
OH
OH
NH2
OH
OH
NO 2
Rota 2
OH
OH
2
Figura 1: Retroanálise