Quimica
II- Introdução : (Abordagem Teórica)
EVIDÊNCIAS DE REAÇÕES QUÍMICAS
O termo reação química, refere-se ao reagrupamento dos átomos entre as substâncias de um dado sistema. Ela é representada esquematicamente por uma equação química, que dá informações quantitativas e qualitativas.
A equação escrita deve fornecer a descrição da reação que ocorre, quando os reagentes são misturados. Para escrever uma reação química, é necessário conhecer a fórmula dos reagentes (substâncias que estão à esquerda) e dos produtos (substâncias que estão à direita). Para se chegar a tal informação é preciso observar o curso da reação tentando a identificação dos produtos, através de observação e/ou análise química.
Em primeiro lugar deve-se deduzir se houve uma reação química ao colocar em contato duas ou mais substâncias. Obtêm-se evidências de reação química no laboratório quando aparecem diferenças perceptíveis e significativas entre o estado inicial e o estado final, estados estes que correspondem respectivamente aos reagentes antes de serem colocados em contato e o que resulta após o contato.
É possível utilizar-se critérios quantitativos e qualitativos para detectar esta mudança. Critérios qualitativos são baseados em observações macroscópicas utilizando os órgãos dos sentidos (exceto pelo paladar).
POR EXEMPLO:
FORMAÇÃO DE PRODUTOS GASOSOS
FORMAÇÃO DE PRECIPITADO
MUDANÇA DE COR
MUDANÇA DE ODOR
TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA Exemplo 1
NaCl(s) Na+(aq) + Cl-(aq)
Em uma mesma solução, quando dois ou mais sais estão dissolvidos, seus íons positivos e negativos estão livres para interagir. A interação eletrostaticamente mais favorável prevalece. Desta nova associação poderá surgir um precipitado. Exemplo 2
A formação do precipitado de AgCl indicado pela seta implica, portanto, na retirada de íons Ag+ + e Cl¯ da solução.
A ocorrência de uma reação química pode ser atribuída, dentro outras evidências,