Quimica
Química Experimental
Profa. Tatiana de Oliveira Magalhães
Novo Hamburgo, abril, 2014.
OBJETIVO Preparar e padronizar uma solução de hidróxido de sódio.
RELAÇÕES
- Análise Volumétrica
Análise Volumétrica é aquela que permite determinar a concentração de uma solução, este processo se baseia na medida dos volumes das soluções reagentes.
- Volumetria de neutralização
A volumetria consiste na medição de volumes de duas soluções que reagem uma com a outra, sendo uma solução de concentração conhecida e a outra contendo a substância a ser doseada. A primeira é adicionada, em geral, gradualmente à solução da substância a dosear até que se atinja a quantidade estequiométrica. O processo de medição de volumes é designado por titulação. Titulação é o processo empregado em Química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com uma outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas. A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário. No entanto, padronizando-se uma solução comum, esta também pode ser utilizada. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
- Teoria dos indicadores
Indicadores de neutralização, ou indicadores ácido-base, trocam de cor conforme a concentração de íons Hidrogênio existente na solução. A principal característica destes indicadores é a de mudança de uma cor predominantemente “ácida” para uma cor predominantemente “alcalina” não ocorre subitamente e sim num pequeno intervalo de pH, que é o intervalo de mudança de cor (zona de viragem) do indicador. A posição da zona de viragem de cor depende de cada indicador. Para a maioria das titulações ácido-base é possível escolher um indicador que exibe uma modificação